NÓS EXISTIMOS PARA TORNAR SUA VIDA MELHOR!

Blog

GUIA: CUIDADOS ESSENCIAIS AO DIRIGIR UM AUTOMÁTICO


Qualquer tipo de veículo exige o mínimo de cuidados por parte do condutor, não seria diferente nos automáticos. Esses autos também necessitam de atenção para se manterem em dia e prolongarem sua vida útil.

Alguns detalhes fazem a diferença na hora de guiar, confira agora dicas para lidar melhor com o sistema:


Atenção ao câmbio


Deixe sempre a alavanca do câmbio na posição correta em que irá utilizar, nunca a mova enquanto o veículo estiver em movimento, tal processo evita de danificar os componentes. Antigamente os automáticos apresentavam mais defeitos em comparação aos manuais, mas com os avanços da tecnologia os problemas foram sendo resolvidos. A questão agora é utilizar de forma adequada.


Cautela com os pedais


deixe o pé apoiado no freio, cautela ao acionar os pedais. Da mesma forma que se aciona o câmbio, lembre-se que não é força, é jeito!


Atente-se às luzes no painel


Se alguma delas acender, a exceção da bomba de combustível, é hora de fazer uma visita ao mecânico. As luzes não devem ser ignoradas elas são indicativos de que algo não vai bem, principalmente com o câmbio.


Deixe as revisões em dia


É importante manter as revisões indicadas no manual do fabricante, a manutenção evita o surgimento de problemas futuros. É uma questão de segurança e de economia, já que a troca completa de componentes pode custar caro no bolso.


Troque o óleo

Fique de olho na periodicidade da troca de óleo do câmbio, o fluído faz a diferença para um bom desempenho do veículo.


Alerte-se para ruídos estranhos


Os automáticos costumam ser carros mais silenciosos funcionando de forma mais suave. Em caso de barulhos estranhos como peças raspando, soltas ou assobios procure um mecânico de confiança.


Cuidado com o superaquecimento


O calor danifica mais facilmente os sistemas, problema que pode ser evitado com pausas em dias quentes ou muito uso. Deixar a manutenção do arrefecimento em dia é a melhor opção para evitar dores de cabeça.


460 visualizações