NÓS EXISTIMOS PARA TORNAR SUA VIDA MELHOR!

Blog

O FIM DO CÂMBIO MANUAL?


Câmbio Manual - Aulas para Habilitados SP

Durante muito tempo o câmbio manual reinou absoluto entre os mais diversos modelos de carros, desde os de pistas aos carros populares, sendo além de tudo um símbolo de “motorista no controle da máquina”. Mas estaria o câmbio manual com seus dias contados?

Mesmo grandes modelos de pista apostam no câmbio automático, deixando a troca de marcha cada vez menos sujeitas a erros e esforço. A tecnologia avançou bastante desde os primeiros veículos, fazendo a experiência de dirigir diferente para o condutor que tiver a oportunidade de usar ambos os modelos de veículos.

Claro que grande parte da “graça” de ser um condutor habilitado é estar sobre total controle da máquina nos momentos de troca de marcha e perceber aquilo acontecendo sob seus dedos. “A graça de dirigir leve e solto, fora dos engarrafamentos da vida, está em poder decidir entre esticar a segunda ou a terceira, para aumentar o giro do propulsor e impressionar a plateia com o ronco zunindo no escapamento, ou reduzir da quarta para a terceira, para a segunda, antes de chegar na curva, tangenciando a pista com os pneus colados no asfalto” – como diz na matéria do portal UOL.

As conhecidas posições e suas letras, fazem com que o câmbio mesmo que automático passe para manual com o movimento simples para arrumar sua posição, prolongando ou encurtando as acelerações, isso sem precisar nem tocar na embreagem.


O Que o Futuro nos Reserva?


Logicamente, o câmbio manual não vai sumir das pistas ou cidades da noite para o dia, ou mesmo virar uma proibição, por enquanto; mesmo porque algumas - grandes – marcas se mantém fiéis ao manual como é o caso da Porsche com seu modelo “Carrera”, no Brasil essa versão só existe por encomenda, para os gostos dos mais “tradicionalistas”.

A grande tendência é facilitar, sendo assim, o automático vai continuar tomando espaços e frente em cada vez mais modelos, sejam top de linha ou populares. Não precisa se esforçar muito para lembrar que isso também aconteceu com a direção hidráulica, seguida da elétrica. Tudo que é novo sempre causa efeitos, seja medo ou surpresa.

Para os que ainda assim gostam da aparência do câmbio, sem preocupações ela vai continuar lá, mesmo nos designs mais estilosos do mercado. Lembrando sempre que isso não muda as “raízes” de seu carro, todo o mecanismo continua lá só que agora é acionado de outra forma.


E você? O que acha? Carra manual ou automático? Seja lá qual for, temos o treinamento perfeito para você sempre se garantir nas ruas! Com seu estilo sendo um ou outro!


#treinamentoparahabilitadoszonanorte #instrutordeautoescolaparahabilitados #preçodeaulasparahabilitados #auladedireçãoparainiciantes #autoescolatreinamentoparahabilitados

30 visualizações