NÓS EXISTIMOS PARA TORNAR SUA VIDA MELHOR!

Blog

VOCÊ SABE O QUE SÃO PONTOS CEGOS?

Atualizado: Jul 9


img_treinamentoparahabilitados
Pontos Cegos - Treinamento para Habilitados

Redobre a atenção e evite acidentes


É bem provável que em algum momento no trânsito você ou algum conhecido tenha se deparado com aquela dúvida: ‘’mas de onde apareceu esse fulano?’’. Seja moto, bicicleta até caminhão a verdade é que nada surge do nada, sendo na maioria das vezes os pontos cegos os causadores dessa surpresa bem como de muitos acidentes por aí. Os pontos cegos são as áreas do veículo presentes nas laterais e na estrutura, a exemplo de pilares, bancos entre outros aspectos nos quais acabam escondendo parte da visibilidade do condutor nas vias.


Infelizmente esses pontos estão em todos os modelos de veículos, mas podem ser minimizados com a ajuda de alguns cuidados. O ajuste dos retrovisores somados a forma de se sentar no banco fazem toda a diferença para aumentar a visibilidade. Por isso, sente-se corretamente de modo que os pés alcancem os pedais, os joelhos fiquem semi flexionados, as costas retas com os punhos ao volante e os braços também semi flexionados. Na hora de regular os retrovisores externos certifique-se de que eles mostrem mais a via do que o próprio automóvel, o interno de modo a enxergar através dele a maior parte do vidro traseiro.


Manter a sinalização quando mudar de faixa, olhar mais de uma vez em caso de vir pedestre ou outro veículo juntamente ajudam a reduzir os pontos cegos. Os motociclistas costumam buzinar para indicar presença, então não ignore os sinais sonoros. Vale a pena igualmente redobrar a atenção ao se deparar com veículos grandes; carretas, ônibus e caminhões possuem menos visão ainda. Na cidade de São Paulo os ônibus contam com um adesivo de círculo amarelo indicando as áreas de pontos cegos. A frase é clara: ’’Atenção, o motorista pode não estar vendo você”.


Agora que você já sabe o que são os pontos cegos lembre-se da importância de praticar um trânsito seguro. A sua vida e a dos outros estão ligadas pelas atitudes.

128 visualizações