top of page

NÓS EXISTIMOS PARA TORNAR SUA VIDA MELHOR!

Blog

COMO DIRIGIR EM CASO DE NEBLINA


O inverno chegou e com ele o aumento da incidência de neblina nas estradas, situação que preocupa muitos motoristas, principalmente os que ainda não se depararam com esse cenário e não sabem direito como agir, muitas vezes ocasionando acidentes.

Mas tomando as medidas corretas, sempre com calma, passar por momentos como esse fica mais fácil. De acordo com especialistas de trânsito, a primeira coisa que o condutor deve fazer ao se deparar com a neblina é diminuir sensivelmente a velocidade, em seguida acender os faróis baixos e não o alto, ao contrário da reação instintiva da maioria das pessoas. Ademais, é importante se guiar pelas faixas da rodovia, conservar uma distância segura dos veículos à frente assim como redobrar a atenção ao trânsito.

Já em caso de uma forte neblina o ideal é parar em um local seguro, a exemplo de postos de combustível ou comércios na estrada, evitando permanecer no acostamento, pois ficar parado em locais como esse podem acarretar ainda mais problemas em decorrência da baixa visibilidade. Ligar o pisca-alerta também é um grande erro, além de proibido, lembrando que deve-se usar apenas em situações de emergência, caso contrário pode confundir os outros motoristas.


Confira a seguir dicas de melhor condução na neblina:


- Deixar sempre os faróis regulados;

- Não ligar o farol alto, mas sim acender o farol baixo ou os de neblina caso possua;

- Não parar no acostamento;

- Diminuir a velocidade;

- Não ligar o pisca-alerta ao diminuir a velocidade;

- Parar em um posto em caso de forte neblina;

- Se guiar pelas faixas da pista;

- Manter uma distância segura do carro à frente;

- Acionar a luz traseira de neblina, se houver esse opção;

- Ligar o sistema de ventilação interno;

- Manter sempre a calma.


 


244 visualizações
bottom of page