top of page

NÓS EXISTIMOS PARA TORNAR SUA VIDA MELHOR!

Blog

PNEU DO CARRO FUROU? APRENDA A TROCAR EM 6 PASSOS


Seja um condutor experiente ou não, ninguém gosta de ter o pneu do carro furado, e infelizmente pode acontecer com qualquer um.


MAS VOCÊ SABE SE VIRAR NESSA SITUAÇÃO?


A não ser que o seu veículo tenha tecnologia Run-flat, na qual possibilita rodar mesmo com danos até chegar em um local seguro para realizar a troca, vale a pena acompanhar esses passos e descobrir como lidar com esse problema nada agradável.


1) Estacione em um local seguro e sinalize


Em primeiro lugar é importante, se possível, estacionar em local afastado do trânsito para não dificultar a passagem dos outros condutores, criando também espaço para realizar a troca de forma segura. Caso haja ocupantes no veículo peça para que eles saiam.

Você deve sinalizar através do triângulo reflexivo, com uma distância mínima de 30 metros, do veículo na via. Assim os outros motoristas estarão avisados, evitando acidentes.

2) Pegue as ferramentas


Todo veículo deve ser equipado com estepe, macaco e chave de roda. Você deve localizar esses objetos, geralmente no porta-malas. Alguns necessitam de outras ferramentas, nesse caso verifique o manual do proprietário.


3) Afrouxe os parafusos


Comece a afrouxar os parafusos da roda, uma dica é encaixar a chave e fazer peso com um dos pés até afrouxá-los. É importante se apoiar no veículo para a chave não se soltar.


4) Utilize o macaco


Agora é hora de levantar o seu veículo e para isso você deve posicionar o macaco no ponto indicado mais próximo da roda que será trocada. Normalmente o local é identificado por símbolo de triângulo na parte inferior da carroceria ou assoalho. Acione o freio de mão, deixe o câmbio P ou marcha engatada e comece a levantar o veículo devagar.


5) Solte os parafusos e prenda o novo pneu


Desprenda de vez os parafusos em sentido anti-horário, deixe-os em um local próximo, retire o pneu furado e coloque o estepe. Faça o primeiro aperto das porcas com as mãos, deixando as cavidades bem alinhadas e siga fixando com a chave.


6) Retire o macaco


Desça lentamente o veículo até que o macaco se solte totalmente e faça o último aperto nas porcas, dessa vez não suba na chave, use a força dos braços. Guarde o pneu furado e os equipamentos. Não se esqueça de substituir o pneu danificado por um novo estepe.


bottom of page